Notícias

Palmeira das Missões sediou Fórum Regional da UNDIME/RS

O Fórum oportunizou a troca de experiências sobre a plataforma Conviva Educação e questões relativas à implementação da BNCC e RCG

Servidores da Secretaria de Educação de Palmeira das Missões e de outros 30 municípios da região participaram, nesta sexta-feira (12), do segundo de uma série de seis Fóruns Regionais que serão efetuados ao longo do ano. O evento, realizado no anfiteatro do Centro Cultura Mozart Pereira Soares, foi promovido pela União dos Dirigentes Municipais de Educação - Undime RS. Com o objetivo de aproximar a associação dos municípios gaúchos, proporcionando a formação das equipes das Secretarias Municipais de Educação.


Na abertura da programação a vice-presidente da Undime RS e secretária de Educação do município, Nirlene Boeri, destacou a importância de atividades como esta, onde não apenas são difundidas as mais recentes informações a respeito de políticas educacionais, como também são proporcionadas relevantes trocas de conhecimento, que impactam diretamente as redes municipais de ensino em todas as regiões do estado e país. "A construção de uma educação de qualidade não acontece de forma isolada, mas passa pela troca de experiências entre os municípios e os participantes. Isso nos enriquece como profissionais e também nos permite colaborar com a educação estadual e nacional”, salientou a secretária.

Na parte da manhã, os painéis trataram da apresentação de cases de sucesso do uso do “Conviva Educação” pelos municípios de Santiago (uso dos dados da importação do Educacenso) e São Jerônimo (administração do transporte escolar e redução de custos). E contou com a participação da secretária de Educação de Santiago, Mara Rabello – a cidade ficou entre os dez melhores do Brasil que utilizam o “Conviva Educação”.

“O Conviva é um sistema virtual totalmente gratuito e muito rico para a gestão da Educação nos municípios, pois favorece as condições de aprendizagem dos alunos. Mais de 3.500 municípios brasileiros já usam a plataforma e a partir dela, as instituições de ensino da Rede Municipal têm condições de gerenciar recursos humanos, financeiros, enfim, toda a gestão escolar”, afirmou a secretária de Educação de Santiago, Mara Rabello.

Os cases foram apresentados pela servidora da Secretaria de Educação de Santiago, Vanessa Parise, responsável por alimentar o sistema. Também, a articuladora da plataforma, Marléa Ramos Alves, exibiu as novidades para este ano e o uso de suas funcionalidades.

Já o painel da tarde tratou da palestra "BNCC em ação: para uma educação transformadora", com a professora Regina Shudo, que abordou questões relativas à implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Referencial Curricular Gaúcho (RCG), bem como elaboração dos documentos orientadores municipais e revisão dos Projetos Políticos-Pedagógicos(PPPs) e regimentos escolares.

Fonte: PM Palmeira das Missões

Compartilhe esta notícia