Notícias

Monitoramento das ações ProBNCC /RS até dia 28 de fevereiro

Teve início hoje e segue até o dia 28 de fevereiro o Monitoramento das ações ProBNCC e encerramento do Ciclo II.

Encontra-se em processo de finalização o Ciclo II do Programa de apoio à implementação da Base Nacional Comum Curricular em fevereiro de 2020 no território do Rio Grande do Sul. Para tanto, o levantamento de dados atualizados que estão sendo solicitados pelo Ministério da Educação na prerrogativa de verificação como está o cumprimento das metas acordadas entre as instituições e o processo da implementação da BNCC e Referencial Curricular Gaúcho (RCG) nas escolas.

Desta forma, o MEC está realizando um levantamento de cada um dos municípios  do  Brasil  para  uma  análise  individual  referente  aos  seguintes pontos:  adesão  ao  currículo  estadual,  elaboração  de  documento orientador baseado  no  currículo  estadual,  quantidade  de  formações  realizadas  nos  territórios, carga horária de formações, temáticas das formações alinhadas a BNCC e RCG, e revisão/aprovação dos PPP e Regimentos alinhados a BNCC/RCG.

As instituições, Undime, Consed, Uncme e Ceed, elaboraram um formulário que deve ser respondido até o dia 28 deste mês. Uma observação importante a ser destacada é em relação às  temáticas das formações; somente serão aceitas formações introdutórias, como por exemplo: apresentação da BNCC mudanças, e novidades e do RCG, abordagem das principais diferenças e sobre métodos de ensino.

Todas essas informações serão apresentadas na reunião nacional em março/2020 com a situação final de cada um dos territórios neste ciclo, e, a  partir da finalização deste processo, terá início o Ciclo III, aguardamos a publicação da portaria pelo MEC.

 

Questionário para os Dirigentes Municipais de Educação (DME) do RS

Todas as Secretarias Municipais de Educação do RS receberam, por meio das Regionais da UNDIME/RS, uma cópia do Ofício que trata do questionário. Ele deverá ser respondido pelo DME ou por técnico da Secretaria Municipal. A íntegra do documento pode ser acessada aqui.

 

Questionário para as Coordenadorias Regionais de Educação (CRE)

Cada uma das trinta CREs do Estado recebeu, por meio do Departamento de Educação da SEDUC/RS, orientações para acesso ao questionário. É importante esclarecer que o questionário das CREs levantará as informações exclusivamente das escolas estaduais de cada um dos municípios de abrangência de cada Coordenadoria.

Cada CRE deverá preencher um formulário por município de sua abrangência, abrangendo a totalidade de escolas estaduais de cada um deles.

 

Maiores informações podem ser solicitadas através do email [email protected] ou pelo telefone (51) 3232 2093.

 

Fonte: Coordenação Estadual de Currículo - UNDIME/RS e SEDUC/RS

Compartilhe esta notícia