Notícias

Marcus Vinícius Carvalho Rodrigues é o novo presidente do INEP

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) está oficialmente sob nova direção. Marcus Vinícius Carvalho Rodrigues participou da equipe de transição desde dezembro do ano passado e da cerimônia de posse do novo MEC no dia 2 de janeiro, quando posou ao lado do ministro Ricardo Vélez Rodríguez para fotos. No entanto, a nomeação só foi assinada pela Casa Civil na última segunda-feira (21) e oficializada no Diário Oficial de hoje (22).

Marcus Vinícius Carvalho Rodrigues é graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), possui mestrado em Administração de Empresas e Doutorado em Engenharia de Produção. Professor em cursos de pós-graduação, Marcus Vinícius já trabalhou como docente do Instituto Universitário de Lisboa e na Fundação Getulio Vargas (FGV).


Atuou como coordenador-executivo da reestruturação do Senado da República do Brasil, realizada pela FGV, como consultor organizacional em empresas e também trabalhou em empresas como Correios do Brasil e Centro de Aprendizagem e Soluções Organizacionais (CASO Consultores Associados). É autor de livros sobre gestão e análise organizacional, qualidade e produtividade. Entre os títulos publicados por ele estão  “Qualidade de Vida no Trabalho”, “Ritos e Excelência nas Empresas” e “Processos de Melhoria nas Organizações Brasileiras”.


Em entrevista ao jornal O Globo, Marcus Vinicius disse que em sua gestão o INEP contará com uma comissão de revisão do Enem, formada por pessoas de conhecimento "bem mais apurado" e alinhadas à "nova postura" do governo. Ele negou, porém, que o exame sofrerá mudanças estruturais. "O que nós vamos alterar são os atores que farão essa revisão", disse.  "Teremos equipes, com nível de conhecimento específico bem mais apurado para poder fazer a revisão. Eu farei (a revisão). Vou exercer esse direito".


Marcus Viniciis Rodrigues substitui Maria Inês Fini no comando do Inep. Ela ocupou o cargo de maio de 2016, em nomeação do governo de Michel Temer, e sua exoneração foi publicada no Diário Oficial do dia 14 de janeiro. A educadora chegou a ser alvo de críticas por parte do presidente Jair Bolsonaro, após uma questão levantar polêmica na prova do Enem.


Outra indicação divulgada pelo MEC é a de Paulo César Teixeira, economista e administrador, para a Diretoria de Avaliação do Ensino Básico (Daeb). Ele é professor da PUC-Rio nos cursos de graduação e pós-graduação em Administração e trabalhou em cargos de direção de grandes empresas. Sua indicação teria partido de Marcus Vinicius Rodrigues. Ele assume o posto que foi ocupado por um dia por Murilo Resende, cuja nomeação foi tornada sem efeito.


O Inep é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC) responsável pelas avaliações externas, indicadores e estatísticas da Educação Básica e Superior. Entre as responsabilidades do órgão está o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e Censo Escolar.

Fonte: Nova Escola

Compartilhe esta notícia