Notícias

Informações do Programa Educação Conectada

Prezados Dirigentes Municipais de Educação:

Prezados Articuladores Locais:

 

Mais um ano está iniciando e, com ele, retomamos nossa árdua e nobre tarefa de continuarmos a contribuir na construção uma educação pública de qualidade. Considerando todas as atividades realizadas em 2019, especialmente o preenchimento do diagnóstico referente ao uso de tecnologia e a elaboração do Plano de Aplicação Financeira (PAF) pelas escolas municipais, faz-se necessário agora retomarmos os trabalhos para garantirmos que o Programa de Inovação Educação Conectada inicie 2020 de forma positiva no que diz respeito às operações que são necessárias para sua execução nos municípios.

 

RECURSOS

Inicialmente, informamos que tivemos um grande avanço no volume de recursos que está indo para as escolas. Saímos de 78 milhões para 226 milhões (a previsão para 2019 era de 135 milhões). Logo abaixo vocês encontram dois links, um deles com os dados das escolas que receberam recursos em 2018 e outro com o repasse das escolas em 2019/2020. Importante que vocês acessem esses links para informação dos gestores escolares e, obviamente, para conhecimento dos dirigentes municipais de educação. Copiem e colem no navegador.

 

1.    https://datastudio.google.com/reporting/3844a189-b12f-4bf0-bdf4-62e6ecec95bd

 

2.    https://datastudio.google.com/reporting/1bf27b14-861c-4065-a4ff-0fb1348403f7

 

Em 2019 o FNDE só conseguiu pagar uma parte das escolas, a diferença foi inserida em Restos a Pagar e deve chegar às escolas em fevereiro.

 

 

REABERTURA SIMEC E PDDE

Comunicamos que o SIMEC e o PDDE estão abertos até o dia 28/02/2020. Temos aproximadamente 20.000 escolas de 2019 que atendiam aos critérios, mas não foram selecionadas, não iniciaram e/ou não concluíram o PAF. Solicitamos a todos os articuladores e dirigentes que ainda não realizaram este procedimento que façam uma verdadeira força-tarefa para concluírem essa etapa no PDDE o quanto antes.

 

No SIMEC, os gestores poderão fazer a seleção novamente das escolas. Lembrando que estamos trabalhando apenas com a carga das escolas de 2019. Vocês podem consultar as escolas neste link: https://datastudio.google.com/reporting/1bf27b14-861c-4065-a4ff-0fb1348403f7/page/e3bBB

 

Temos uma situação que requer atenção de vocês. Algumas escolas que receberam recursos em 2018 tiveram alterações no quantitativo de alunos com a atualização do censo escolar (para mais ou para menos), mas o PDDE, não fazia essa crítica e mantinha o mesmo valor do ano anterior. Sendo assim, algumas escolas fizeram o planejamento contando com um recurso irreal. Fizemos uma alteração no PDDE e retornamos o PAF para essas escolas refazerem o PAF.  

Há escolas que não tinham concluído o PAF (salvo e enviado ao MEC) dentro do prazo estabelecido. Todas essas escolas tinham direito a receber o recurso em função dos critérios estabelecidos na Portaria nº 29, de 25 de outubro de 2019.

 

Para não correr o risco dessas escolas não receberem os recursos referentes ao exercício 2019, foram enviados os dados para o FNDE, com os valores de custeio e capital baseado na média das 46.000 escolas que tinham preenchido e enviado o PAF.

 

Como o PAF foi reaberto hoje, as escolas que estiverem nessa lista devem cadastrar as informações com os valores máximos de capital e custeio, conforme está apresentado na planilha, pois será assim que o FNDE enviará para as escolas.

 

 

MEDIDOR EDUCAÇÃO CONETADA

Reiteramos que novos repasses serão condicionados, além dos critérios estabelecidos em Portaria, na instalação do Medidor Educação Conectada e na finalização do diagnóstico e do monitoramento. Estamos desde o início de janeiro em tratativas com a DTI do MEC parta fazer os ajustes e resolver os problemas do PDDE/SIMEC. Portanto orientem que todas as escolas tenham um computador com o medidor devidamente instalado e funcionando. Se não souberem como instalar, procurem nos e-mails que enviamos anteriormente que há informações detalhadas e até indicação de um curso na plataforma Labtime a respeito.

 

OUTRAS AÇÕES

Estão sendo produzidos com as universidades UFC, UFG, UFPE 150 recursos educacionais digitais (todos gamificados), para os anos iniciais iniciais e para o ensino médio. 10 recursos já estão na plataforma integrada, os outros entrarão ao longo desse ano. Para orientar os professores, estamos finalizando a produção de um curso sobre como utilizar REDs em sala de aula. A UFC é a universidade que está com essa demanda. Acessem a plataforma RED para tomarem conhecimento deste materiais e orientarem as escolas a utilizá-los.

 

Será um ano bem movimentado. Contamos com a colaboração de todos vocês para que possamos conduzir o Programa Educação Conectada da melhor forma possível no Rio Grande do Sul.

Fonte: Coordenação Estadual Programa Educação Conectada

Compartilhe esta notícia