Notícias

Diagnóstico da gestão da educação municipal por meio do Conviva pode ser realizado até 30 de janeiro

Secretarias municipais de educação têm até a próxima quarta-feira, 30 de janeiro, para elaborar o Diagnóstico da Gestão da Educação Municipal (DGEM), oferecido pela plataforma Conviva Educação.

O questionário, disponível neste link, permite a equipes e gestores realizar uma autoavaliação das áreas de atuação e processos de trabalho, facilitando o planejamento e a análise de ações. Ao final do preenchimento, os respondentes recebem uma devolutiva personalizada, colaborando para o olhar dos desafios e iniciativas bem-sucedidas.

Todas as questões são de múltipla escolha e podem ser respondidas diretamente pelo dirigente municipal ou por outros profissionais da Secretaria de Educação. Porém, para que as respostas sejam fiéis ao trabalho na secretaria, uma sugestão é que o grupo dialogue e pense as opções que melhor representem a realidade.

Dúvidas

Para sanar dúvidas e auxiliar na utilização do instrumento, o Conviva Educação está diponibilizando um número de Whatsapp e um e-mail de contato disponíveis: (21) 98298-2013 e [email protected].

No dia 22 de janeiro, a equipe da plataforma também realizou uma transmissão ao vivo pela sua página do Facebook para mostrar detalhes do questionário e comentar os objetivos e a importância do diagnóstico. O vídeo, na íntegra, pode ser visualizado no link http://youtu.be/SXnsp03zEIY

Dimensões

O Diagnóstico está dividido em quatro dimensões: Gestão Ético-Política, Gestão Estratégica, Gestão Pedagógica e Gestão Administrativa. Cada dimensão analisa processos e iniciativas que fazem parte da rotina da gestão da educação municipal de cada secretaria. Para preencher o Diagnóstico é necessário digitar um código, disponível neste link, com o número de seu município.

As equipes podem visualizar as questões de todas as dimensões antecipadamente neste link, caso queriam discutir sobre os assuntos abordados. O Conviva orienta que quanto mais pessoas envolvidas nas reflexões, mais fiel à realidade será o diagnóstico. Para receber a devolutiva, é preciso ter acesso ao sistema do questionário.

O DGEM

O DGEM foi lançado pelo Conviva pela primeira vez em 2018, contabilizando 1.075 os municípios respondentes. De lá para cá, o questionário foi aprimorado e reestruturado,  permitindo que a verificação do que mudou nas secretarias e quais podem ser as prioridades de melhorias.

Fonte: UNDIME NACIONAL

Compartilhe esta notícia