Notícias

Nota técnica define população de referência do Saeb 2021

Documento, disponível no portal do Inep, descreve método de definição da população-alvo que responderá aos testes cognitivos e questionários da avaliação



O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, na última sexta-feira, 1º de outubro, nota técnica com detalhamento da população que participará do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2021. O documento descreve a metodologia para a definição da população-alvo e de referência, relativas à edição 2021, e detalha os domínios de interesse para os quais serão fornecidos os resultados agregados.


No Saeb 2021, a população-alvo do ensino fundamental e médio é formada por estudantes matriculados em turmas de 2º, 5º e 9º ano do ensino fundamental e de 3ª e 4ª série do ensino médio e ensino médio técnico integrado. No caso da educação infantil, a população-alvo é definida pelo conjunto de turmas que oferecem creche e/ou pré-escola.


Já a população de referência corresponde aos elementos que a pesquisa contempla, mas com algumas exceções. No caso do Saeb 2021, são excluídas as seguintes populações: escolas com menos de dez estudantes matriculados nas etapas do ensino fundamental e médio; turmas multisseriadas, de correção de fluxo, de educação de jovens e adultos e de ensino médio normal/magistério; classes, escolas ou serviços especializados de educação especial não integrantes do ensino regular; e escolas indígenas que não ministrem a língua portuguesa como primeira língua. A novidade para a edição 2021 é a inclusão da avaliação da educação infantil, desta vez em caráter definitivo.


Os testes e os questionários em papel do Saeb 2021 serão aplicados no período de 8 de novembro a 10 de dezembro, conforme agendamento, seguindo os protocolos de biossegurança preconizados para prevenção à covid-19. Entre 8 de outubro e 23 de dezembro, serão aplicados os questionários, em formato eletrônico, para dirigentes municipais de educação, diretores de escolas de educação básica e professores da educação infantil.


Saeb – Realizado desde 1990 pelo Inep, o Saeb é uma avaliação em larga escala que oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais. O Saeb permite que os diversos níveis governamentais avaliem a qualidade da educação praticada no País, a partir de evidências.


Por meio de testes e questionários, a avaliação reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelo conjunto de estudantes. Esses níveis são descritos em escalas de proficiência para cada uma das áreas e etapas avaliadas. Os resultados de aprendizagem apurados no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, aferidas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).


Confira a nota técnica


Confira a Portaria do Saeb 2021


Saiba mais sobre o Saeb



Fonte: INEP
Foto: Freepik


https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/saeb/nota-tecnica-define-populacao-de-referencia-de-2021

Compartilhe esta notícia