Notícias

Abertas inscrições para cursos gratuitos sobre o PDDE, Pnate e Caminho da Escola

O Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais da Região Sul (Cecampe-Sul) vinculado ao Núcleo de Estudos de Política e Gestão da Educação da Faculdade de Educação da Universidade do Rio Grande do Sul (UFRGS) divulgou nesta quarta-feira, 18 de agosto, a abertura de inscrições para cursos gratuitos sobre o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (Pnate) e Caminho da Escola.

O Cecampe-Sul integra a rede instituída pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) em parceria com universidades federais, sendo que para os estados da Região Sul a UFRGS representa a unidade de referência para os estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.

A atuação do Cecampe-Sul efetiva-se em dois eixos – Monitoramento do PPDE e Ações Integradas e Assistência Técnica. Assim, estão previstas:
● formação de gestores, conselheiros e demais agentes envolvidos com a gestão descentralizada dos programas/ações, capacitando-os quanto aos aspectos conceituais, normativos e operacionais necessários à execução e acompanhamento dessas políticas;
● assessoria técnica a entes federados e entidades envolvidas com a gestão descentralizada dos programas/ações, especialmente quanto aos processos de adesão, execução e prestação de contas, contribuindo para solução de problemas e superação de obstáculos que possam comprometer os resultados das políticas.

Neste sentido, a UFRGS informa a abertura de inscrições de dois cursos gratuitos que serão oferecidos a partir de 30 de agosto. Um dos cursos trata sobre o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e as Ações Integradas e o outro curso sobre a Política Nacional de Transporte Escolar (Pnate) e Caminho da Escola.

Os cursos são voltados aos responsáveis pela gestão destes programas nas instituições de ensino municipais e estaduais e/ou nas secretarias de educação do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná.

O Curso 01 será sobre o PPDE Básico e Ações Integradas e destinado aos responsáveis pela operacionalização e prestação de contas nas escolas e secretarias municipais e estaduais de educação, no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Terão prioridade neste curso os gestores das escolas que ainda não recebem diretamente o PDDE ou têm enfrentado dificuldades de execução ou prestação de contas.

O Curso 02 será sobre a Política de Transporte Escolar, PNATE e Caminho da Escola e neste poderão se matricular gestores da educação básica responsáveis pela operacionalização e prestação de contas destes dois programas, nas secretarias municipais e estaduais de educação do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Os dois cursos serão oferecidos na modalidade a distância, pela plataforma Moodle-UFRGS, tendo a duração de 30 horas cada, distribuídas em 20 dias. Os concluintes receberão certificação como curso de extensão da UFRGS.

Para saber mais sobre os cursos acesse o endereço https://www.ufrgs.br/cecampe-sul/ufrgs-oferece-cursos-gratuitos-sobre-gestao-de-recursos-dos-programas-do-fnde/ .

Já as inscrições podem ser realizadas no Portal de cursos de extensões da UFRGS no link https://www1.ufrgs.br/extensao/inscricoes/ins_inscricao.php .

Dirigente Municipal de Educação: divulgue os cursos gratuitos para suas escolas sobre o PDDE para que seus gestores escolares possam participar, assim como os responsáveis pelo programa na sua secretaria Municipal! Também, divulgue os cursos do PNATE e Caminho da Escola para sua equipe e, principalmente, para os responsáveis pela operacionalização e prestação de contas destes dois programas!

A Undime/RS é parceria do Cecampe-Sul e apoia na divulgação dos cursos e ações disponíveis para os municípios, visando qualificar os gestores municipais, equipes técnicas das secretarias e gestores escolares!

Saiba mais sobre o Cecampe-Sul:

Fonte: Undime/RS com informações do Cecampe-Sul

Compartilhe esta notícia